BIODIESEL 1ª geração - Principais vantagens e desvantagens PDF Imprimir e-mail
Escrito por Luis Silva   
24-Abr-2008

 BIODIESEL 1ª geração - Principais vantagens e desvantagens

por: Luís Silva* 

RESUMO

Para Portugal, o biodiesel de primeira geração apresenta vantagens relacionadas com a diminuição da enorme dependência energética, diminuição das emissões atmosféricas e com a criação de empregos. É importante, não obstante, estudar as suas desvantagens,  ........................

desvantagens, numa perspectiva de análise de ciclo de vida, nomeadamente os custos económicos associados à produção de culturas energéticas, a emissão de óxido nitroso a partir da produção de culturas energéticas, a contaminação das águas superfi ciais e subterrâneas por nitratos e nitritos, o aumento das emissões de óxidos de azoto aquando da combustão do biodiesel e a produção de resíduos/co-produtos, com consequências negativas na saúde pública e na cadeia de valor.

ponto de vista.jpg

Um dos pontos centrais na sociedade actual é a dependência energética. Associado a esta o debate em torno do que actualmente se designa por alterações climáticas tem contribuído fortemente para ainvestigação de fontes energéticas alternativas face aos combustíveis fósseis.

Uma das vias para fazer face ao aumento das emissões de GEE e, principalmente, para inverter a dependência  energética dos combustíveis fósseis é a utilização de biocombustíveis produzidos a partir de culturas energéticas, nomeadamente o biodiesel de primeira geração.

Consideram-se como áreas viáveis para a produção de biodiesel as não concorrentes com as áreas de cultivo, nomeadamente as áreas de pousio existentes e a área do regadio do Alqueva potencialmente disponível em 2015, o que perfaz um total de cerca de 178.000 ha (INE, 2001) (EDIA, 2008). Não existe, no entanto, capacidade agrícola nacional para satisfazer a produção de biodiesel, segundo o estudo do grupo de trabalho do Ministério da Agricultura (GT MADRP) que considerou a produção de girassol (Helianthus annuus), colza (Brassica spp) e soja (Glycine Max L.) (MADRP, 2005).A produção de biodiesel de 1ª geração é objecto de incentivo em Portugal através da isenção do imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP) (DREa, 2006) tendo sido realizados concursos públicos para a atribuição de isenção de ISP respeitante à produção de 205 000 toneladas para o ano de 2007, 320x106 litros para 2008, 340x106 litros para 2009 e 360x106 litros para 2010 (DREb, 2006; DRE, 2007).

Uma desvantagem da produção de biodiesel relaciona-se, numa perspectiva de análise de ciclo de vida, com a produção das culturas energéticas a partir das quais se extraem os óleos vegetais. Neste sector, e segundo a Agência Europeia do Ambiente, tem de se ter em consideração a erosão do solo (em especial na região mediterrânica caracterizada por longos períodos secos seguidos de precipitação intensa), a compactação do solo (devido à utilização de máquinas agrícolas), a lixiviação de nutrientes para os lençóis freáticos (especialmente nitratos e fosfatos característicos de culturas agrícolas intensivas) e a diminuição da biodiversidade devido à especialização na produção de culturas agrícolas(EEA, 2006).

A contaminação dos lençóis freáticos por nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-), presentes nos fertilizantes, é particularmente importante. Uma das consequências na saúde pública é a degradação do sistema respiratório, através da formação de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada), resultante da acção dos nitritos, enquanto que os nitratos provocam um efeito vasodilatador, agravando os efeitos dos nitritos (Albert, 1988).

Alguns autores têm indicado que uma das principais desvantagens se relaciona com a baixa produtividade das culturas e com a energia que é necessário fornecer para extrair o óleo vegetal das culturas, podendo em alguns casos obter-se um balanço energético negativo (para produzir-se 1 tonelada de óleo de girassol (Helianthus annuus) com um conteúdo energético de 9,0 x 106 Kcal, seria necessário introduzir no sistema uma quantidade de energia fóssil cerca de 118% superior ao conteúdo ..........

Actualizado em ( 06-Mai-2008 )