Assédio moral no local de trabalho (mobbing) PDF Imprimir e-mail
Escrito por Manuela Rodrigues   
04-Jul-2011

Assédio moral no local de trabalho (mobbing)

por: Manuela Rodrigues 

O assédio moral no local de trabalho, vulgo mobbing é ?qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, atitude) que atente, pela sua frequência,

contra a dignidade e a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho.?
rev202_riscosemergentes.jpgEsta é uma prática tão antiga quanto a existência do trabalho em si. Contudo, pese embora o facto de, em alguns países europeus pertencentes à mesma CE na qual estamos integrados, a mesma já ser considerada um crime, por cá, e em pleno final da primeira década do século XXI, verificamos que ainda é ?tabu? falar-se neste tema, especialmente nas Organizações. A nível de Direito do Trabalho já existem óptimos artigos escritos por alguns especialistas, nomeadamente pelo melhor Advogado e Professor desta área, Doutor A. Garcia Pereira, bem como já começam a aparecer investigações sobre o tema. Na internet, através das referências acima mencionadas e/ou através do acesso a bibliotecas (digitais ou não) terão à vossa disposição literatura sobre o assédio moral. Na grande maioria dos casos este fenómeno é desencadeado pela entidade patronal, quer pelo próprio empresário, quer pela chefia que o representa; no entanto, também existem alguns casos praticados pelos próprios trabalhadores em relação aos seus ascendentes.
Por ter passado por três episódios de assédio moral no local de trabalho passo a partilhar convosco algumas das sensações que são, de resto, comuns nesta prática, independentemente do agressor ou do agredido. O que me faz partilhar alguns dos contornos das experiências vividas é a necessidade que sinto de alertar os mais incautos no sentido de saberem lidar com a argúcia dos predadores que os rodeiam, por forma a conseguirem encontrar o equilíbrio necessário para ultrapassarem as barreiras que se vão criando, sem que fiquem muitas marcas físicas e psicológicas. É verdade, sim, que ainda hoje não me lembro como são os sonhos resultantes de um sono tranquilo, uma vez que as mesmas imagens preenchem as minhas noites de pesadelos contínuos.
Actualizado em ( 05-Jul-2011 )
 
Artigo seguinte >