Classificação do factor humano como medida de prevenção na actividade das empresas de maior risco PDF Print E-mail
Revista 187
Written by Angelino Pereira   
Segunda, 22 Dezembro 2008

Classificação do factor humano como medida de prevenção na actividade das empresas de maior risco

(...) No sentido de minimizar as falhas da organização a Prevenção e Segurança tenta dar resposta através da execução do seu Plano Estratégico e Operacional para cada ano. Tal como o estudo revelou (...)

(continuação do n.º 183)

 (...) há necessidade de mais formação e sensibilização dos operadores. No conjunto das conclusões retiradas o conteúdo programático e respectivo módulo de formação/sensibilização para todos os operadores nas actividades da empresa merece ser revisto, tendo em conta as necessidades efectivas detectadas no contacto das operações durante as auditorias aos locais de trabalho.
Nesta perspectiva, integrar-se-á o factor humano no contexto de trabalho pelo respeito da globalidade eintegridade humanas, sendo esta a única forma de poder garantir um rendimento de trabalho considerado óptimo. Digamos que com base no estudo é necessário interiorizar comportamentos seguros a todos os níveis da empresa.
Com base na pirâmide de probabilidades de acidentes de trabalho, e como resposta ao estudo realizado, recomenda-se uma acção na empresa para impulsionar actos seguros em todas as acções de trabalho através de uma mais adequada cultura de segurança.

rev187_estudo.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Os factores de falhas da causa humana estão inseridos nos milhares de actos inseguros que não podem estar entregues à sorte de cada um mas antes devem ser devidamente estudados com a mobilização de todos para um compromisso que deve ser assumido em primeiro lugar pelas chefi as e cumprido por TODOS para que comportamentos inseguros não evoluam para patamares superiores até à situação fatal no vértice superior do triângulo.
O presente estudo, que foi realizado numa das maiores empresas do país, pode e deve ser aplicado em todas as empresas de riscos especiais ou elevados, já que quase todas, senão mesmo todas, sofrem o efeito de sucessivas falhas humanas e para que os seus gestores, hierarquias e serviços de prevenção de riscos saibam como reduzir o potencial de ocorrência de violações aos procedimentos de segurança e, preventivamente, possam eliminar situações de risco que ameaçam constantementeo património das empresas com empobrecimento das famílias e do país.

 

 *Angelino Pereira
Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho
Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho
Professor Assistente no Instituto Superior da Maia
Docente do Curso Superior de Segurança no Trabalho

Last Updated ( Segunda, 05 Janeiro 2009 )
 
Expo Controi 2009