SIDA, Trabalho e Saúde Ocupacional PDF Imprimir e-mail
Escrito por Álvaro Durão   
18-Fev-2009

SIDA, Trabalho e Saúde Ocupacional 

por: Álvaro Durão

A experiência na OMS como responsável regional na sede em Washington DC pela Saúde dos Trabalhadores entre 1984 e 1994, quando se procuravam grupos em risco e, com base na evidência da fácil transmissão da Hepatite, se temia a grande expansão do SIDA entre os profissionais da (...)

da saúde, permitiu ao Autor tomar contacto e participar em investigação que mostrou que, sendo ambos blood born virus, o VIH não se transmitia tão facilmente como o VHB. Aí conviveu com forte mobilização de recursos da OMS para fazer frente a esta pandemia que justificou a junção de esforços de dez organizações de Nações Unidas para criar a UNIVAIS em1995.

No âmbito da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, presidida pelo Prof. A. Meliço-Silvestre (2003-2005), reflectiu sobre as perdas de trabalhadores especializados e os custos com a assistência dos infectados; analisou a disseminação deste MAL a nível global; viu com entusiasmo o projecto e assinatura da Plataforma Laboral Contra a SIDA.

O artigo valoriza o risco e a prevenção de infecção por VIH no Sector Saúde. Caracteriza o SIDA como mal individual, público, colectivo, social e global, em apoio da definição de SAÚDE como um Bem Global. Destaca as responsabilidades dos Gestores, da Saúde e Segurança no Trabalho e da Informação, para defender a manutenção e promoção da saúde no local de trabalho.

Introdução

O VIH/SIDA no local de trabalho é uma questão a debater que deve ser tratada como qualquer outra grave doença ou condição de trabalho perigosa1. O VIH/SIDA tem originado uma enorme e muito generalizada preocupação nas últimas duas décadas e tem sido motivo de acções intensas nos campos da Divulgação, da Investigação e de todas as demais estratégias e áreas da Saúde Pública. Analisamos o envolvimento de duas áreas específicas da Saúde Pública no âmbito desta (...)

Actualizado em ( 20-Fev-2009 )
 
Artigo seguinte >