Radiações Ionizantes e Saúde Ocupacional PDF Imprimir e-mail
Escrito por Mónica Santos e Armando Almeida   
04-Mar-2013

Radiações Ionizantes e Saúde Ocupacional

por: Mónica Santos e Armando Almeida

Resumo

A noção que as radiações ionizantes têm efeitos nefastos para a nossa saúde está razoavelmente difundida; contudo, algumas especificidades e quais as profissões em maior risco não estão explícitas para a generalidade dos  trabalhadores e entidades empregadoras.
..........
Estas radiações têm a capacidade de induzir alterações celulares/mutações através de danos no ADN, o que modifica as características cromossómicas e aumenta o risco de surgirem neoplasias. Muitos dos artigos consultados mencionam estudos efetuados nos sobreviventes das bombas atómicas, tentando extrapolar as conclusões para exposições a radiações de menor intensidade, mas de forma mais contínua.
Existem ainda estudos baseados em funcionários de centrais nucleares, com ousem acidentes. Por vezes, também se tenta extrapolar as conclusões obtidas em estudos com animais ou estudos quimioterápicos, mas, na realidade, sabe-se muito pouco sobre as consequências da radiação menos intensa e prolongada no tempo, como é o caso dos
profissionais de saúde ou da aviação.
Existem profissões com maior risco de contacto com as radiações ionizantes, cujos danos para a saúde graves e por vezes banalizados podem ser minimizados através de medidas adequadas de apoio médico, organização do trabalho/procedimentos administrativos, bem como através de cuidados preventivos (coletivos e, se necessário, individuais também).
Introdução
A noção de que as radiações ionizantes têm efeitos nefastos para a nossa saúde está razoavelmente difundida; contudo, algumas especificidades sobre tal processo e quais as profissões em maior risco não estão explícitas  para a generalidade dos trabalhadores e entidades empregadoras. Estas radiações têm a capacidade de induzir alterações celulares/mutações através de danos no ADN, o que modifica as características cromossómicas e aumenta o risco de surgirem neoplasias.
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa em março de 2011 nas bases de dados CINALH plus with full text, Medline with full text, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Nursing and Allied Health Collection: comprehensive, MedicLatina
e Academic Search Complete, utilizando as expressões-chave ?ionizing radiation? e ?occupational?. Foram obtidos 85 artigos, dos quais se escolheram 25, utilizando como critérios de seleção o acesso preferencial a texto completo, língua inglesa, qualidade metodológica, data de publicação igual ou superior ao ano 2000 e pertinência para o objetivo da revisão.
..............
 
< Artigo anterior