Protecção passiva contra incêndios em edifício: selagens resistentes ao fogo PDF Imprimir e-mail
Escrito por Sílvio Saldanha, António Leitão   
23-Dez-2008
Sílvio Saldanha, António Leitão*

Resumo
O presente artigo faz um ponto de situação relativo ao estado da arte da instalação dos produtos e sistemas de Selagens Resistentes ao Fogo. Contextualiza o mercado da Protecção Passiva Contra Incêndios em edifícios, apresenta uma breve expectativa sobre as tendências do mercado no plano técnico e no plano económico em Portugal e no mundo. Apresenta algumas orientações sobre as soluções a adoptar em conformidade com o modelo de verifi cação de adequação ao uso dessas soluções, aborda os documentos ofi ciais de ensaios de resistência ao fogo, os referenciais normativos e a nomenclatura emanada da decisão da comissão de 3 de Maio de 2000 que aplica a Directiva 89/106/CEE do Conselho no que respeita à classificação do desempenho dos produtos de construção, das obras e de partes das obras em termos da sua resistência ao fogo.
Por fim, são feitas algumas considerações sobre a qualidade da instalação e dos instaladores de sistemas de Selagens Resistentes ao Fogo, considerando que essa é uma via tendente a reduzir a vulnerabilidade dos edifícios e, consequentemente, a aumentar a segurança das pessoas que os utilizam.

pg43.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Introdução
De acordo com o estudo ?Fire Protection Industry Worldwide Innovation and Emerging Markets 2004-2010-2015? da empresa americana Helmut Kaiser Consultancy, o mercado mundial da Protecção Contra Incêndios em Edifícios conheceu uma crescente importância nos últimos anos. O número anual de mortes (...)

2. Protecção Passiva contra incêndios em edifícios

(...)

2.1 Selagens resistentes ao fogo

(...)

3. Ensaios de resistência ao fogo, normas e classificação

(...)

4. Considerações sobre a qualidade da instalação dos sistemas de selagens resistentes ao fogo

(...)

 

*Sílvio Saldanha
*António Leitão
Consulfogo, Lda.

Actualizado em ( 05-Jan-2009 )
 
Concreta 2009