Ricot - 1º Congresso
As nanopartículas em ambientes ocupacionais PDF Imprimir e-mail
Escrito por Luísa Matos, Paula Santos, Fernando Barbosa   
24-Jun-2011

As nanopartículas em ambientes ocupacionais

por: Luísa Matos, Paula Santos, Fernando Barbosa

Resumo
As novas tecnologias associadas a questões sociais, demográficas e económicas originam mudanças constantes nos ambientes ocupacionais, emergindo assim novos riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

rev202_artigo.jpgA exposição ocupacional a nanopartículas é um risco simultaneamente novo e com tendência para aumentar, o que o classifica como um risco emergente. As nanopartículas entram no corpo humano por diversas vias, desconhecendo-se ainda a total dimensão dos danos que podem vir a causar em termos de saúde ao trabalhador exposto. Embora a informação sobre a exposição dos trabalhadores e respectivos efeitos na saúde seja muito limitada, devem ser desde já implementados os princípios básicos de prevenção. Os métodos tradicionais de amostragem de partículas podem ser usados para medir as nanopartículas; no entanto, estes métodos apresentam limitações e requerem uma interpretação cuidadosa. Encontra-se em franco desenvolvimento a investigação de técnicas de amostragem mais específicas e sensíveis que permitam avaliar a exposição ocupacional a nanopartículas. Pretende-se com este artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, alertar para este risco emergente que se pode encontrar numa diversidade de actividades e para o qual os Técnicos de Segurança do Trabalho, entre outros profissionais, deverão estar sensibilizados. A avaliação e análise de riscos emergentes ocupacionais assumem um papel determinante na identificação precoce de medidas de prevenção eficientes. Conclui-se assim, por todas estas razões, que ainda há um longo caminho a percorrer para um perfeito e correcto conhecimento dos possíveis efeitos e, principalmente, no desenvolvimento de mecanismos que possam evitar o aparecimento de danos. Não é possível nesta fase do conhecimento (ou desconhecimento) avaliar o impacto deste risco emergente ao nível da sociedade, da produtividade e da sustentabilidade das próprias indústrias responsáveis pela produção de nanopartículas ou cujo processo produtivo implique a libertação de partículas ultrafinas.

Palavras-chave: nanopartículas, partículas ultrafinas, riscos emergentes, efeitos na saúde, prevenção.

1. Introdução
A permanente evolução do conhecimento científico, apoiado num sistema de divulgação rápido e acessível a todos, leva a que haja uma maior percepção pública para os novos riscos, particularmente dos profissionais que lidam directa ou indirectamente com as áreas da Segurança e Saúde Ocupacionais.

...

Actualizado em ( 10-Ago-2011 )
 
< Artigo anterior