Congresso SST
Vamos investir no ensino PDF Print E-mail
Written by António Malheiro   
Quarta, 28 Abril 2010

Por motivos profissionais tenho tido a oportunidade de ministrar formação a adultos no âmbito da segurança, nomeadamente em planos de emergência e primeiros socorros, algo que já fazia há bastante tempo, mas a nível de formação nas empresas. Agora, esta formação é ministrada a nível de pessoas que querem completar o 12º ano de escolaridade, o que me tem dado o privilégio de contactar com todos os tipos de pessoas.

(...)
Será muito difícil implementar ao nível da escolaridade obrigatória uns módulos de primeiros socorros, situações de emergência e, mesmo, comportamento de segurança? Não seria um bom investimento para as gerações futuras ensiná-las a protegerem-se e a proteger as outras pessoas e os seus bens?

(...)

Quando estas matérias passarão a fazer parte do curriculum escolar? Será assim tão difícil? Ou é por ser matéria que os professores de carreira
portugueses não sabem dar? Ou será por ser considerada matéria de terceira categoria? Ou será simplesmente porque quem de direito também não tem cultura e comportamento de segurança?
(...)

 

*António Malheiro
Consultor de segurança

 

Last Updated ( Quinta, 29 Abril 2010 )