Segurança Contra Incêndio PDF Imprimir e-mail
Escrito por Sérgio Baptista de Araújo   
18-Fev-2009

Comportamento humano nos incêndios

por: Sérgio Baptista de Araújo

1. Introdução

O estudo do comportamento humano em situações de incêndio é um estudo complexo pelo facto de serem impraticáveis as realizações de certas experiências que venham a demonstrar as reais reações e comportamentos, (...)

sem que se exponha a riscos a integridade física dos envolvidos, e, com isto, os estudos existentes fornecem apenas partes das situações reais experimentadas por vítimas em situações reais de incêndio.

Estes estudos têm sido conduzidos nos últimos 40 anos tendo-se iniciado na década de 60 nos Estados Unidos e na Inglaterra e tendo sido intensificados a partir da década de 70, pela ocorrência do incêndio do edifício Joelma em São Paulo em 1974. Cenas bem vivas até hoje de pessoas lançando-se ao espaço na tentativa de escapar às chamas percorreram todo o mundo, via televisão, tornando-se uma referência trágica mundial e aguçando a curiosidade científica do mundo. De todos os factos observados uma coisa é certa: o treinamento prévio de como agir ou sobreviver num incêndio, realizado com uma certa periodicidade (pelo menos uma vez ao ano), é a forma mais segura de reduzir as fatalidades e os acidentes decorrentes dos incêndios.

2. Resposta fisiológica

As reacções humanas são condicionadas por um mecanismo fisiológico no qual o Homem é informado de uma situação de perigo, que identifica com base em experiências, cognitivas anteriores ou de conhecimento adquirido através da informação e de relatos, e que lhe permite estabelecer comparações. As reacções mais típicas são:

- a fuga, na maior parte dos comportamentos, ou, - a luta na situação de perigo ou, a ausência dela,

- a inércia, em que nada mais é de um processo total de negação do facto relacionado com o perigo, motivado (...)

Actualizado em ( 20-Fev-2009 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Concreta 2009