Assédio Moral PDF Imprimir e-mail
Escrito por Míriam Rodrigues   
19-Fev-2009

Assédio moral no ambiente de trabalho:um pesadelo que não possui fronteiras geográficas

por: Míriam Rodrigues

Nos últimos anos temos percebido um aumento de manifestações dos trabalhadores, imprensa, sindicados e universidades ? entre outros, no que se refere ao tema do assédio moral.

Se, por um lado, a análise e discussão deste fenómeno é positiva no sentido de trazer à luz questões que foram por muito tempo confinadas ao silêncio ou à omissão, por outro lado também evidencia o quanto o ambiente de trabalho, que pode ser fonte de prazer e realização para o ser humano, também se torna palco de humilhações e maus tratos, que podem gerar transtornos físicos e emocionais, além de prejuízos para as próprias empresas.

No texto que segue procuraremos tratar alguns aspectos relevantes sobre esta temática. Acreditamos fortemente que abordar aspectos referentes ao assédio moral no ambiente das organizações com objectividade e clareza é um passo fundamental para a necessária mobilização que deve ocorrer no sentido de prevenir, evitar e (por que não?) erradicar definitivamente este pesadelo que povoa a vida de trabalhadores de várias partes do mundo.

O papel do trabalho na vida humana

Segundo Tilgher (1962 apud SVERKO e VIDOVIC, 1995), os gregos antigos (...) 
Actualizado em ( 20-Fev-2009 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >