O percurso da "segurança" PDF Imprimir e-mail
Escrito por revista "segurança"   
26-Fev-2008
rev182_henrique.jpg
Dr. Henrique Salgado, primeiro director da "segurança".
Nesta edição vamos falar sobre o percurso da revista ?segurança? e também sobre os passos que, de um modo firme e seguro, temos vindo a dar de forma a enriquecer e complementar, quer a revista, quer o nosso âmbito de actuação.

Em 2008, a revista "segurança" celebra 43 anos de informação, formação e divulgação na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho. Convidamo-lo, por isso, a (re)visitar connosco o nosso álbum de recordações.

 

rev182_1stmagazine.jpg
Capa do primeiro número da revista ?segurança?

Tudo começou, em Maio de 1957, com a organização do Centro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais que, em Outubro de 1958, publica a primeira edição da ?Prevenção?, Boletim do Centro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, que tinha o Dr. Luís Leite Pinto no cargo de Director-editor.

Dr. Henrique Salgado, primeiro director da "segurança" A revista ?segurança? nasceu em Janeiro de 1965, criada pelo Grémio dos Seguradores e directamente dependente do Centro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, tendo Henrique Salgado como Director. Na altura, com periodicidade trimestral e formato A5, tinha já artigos técnicos, publicidade e notícias dos encontros realizados na área da SHST. O valor da assinatura anual, na época, era de 20$00.

rev182_depoimento01.jpg

rev182_angelo-reis.jpg
Ângelo Reis, director da "segurança" entre 1987 e 2002

Em 1970, a ?segurança? mudou de ?casa?, passando a ser propriedade do Centro de Prevenção e Segurança e, em 1977, com nova mudança, torna-se pertença do Instituto Nacional de Seguros, directamente dependente do Gabinete de Recursos Humanos e Prevenção. Em 1980, depois de mais uma mudança, a ?segurança? é, até 1982, a revista do próprio Instituto Nacional de Seguros. Em 1987 (no número de Outubro/Dezembro desse ano), Ângelo Reis assume a Direcção da revista, cargo que viria a ocupar durante mais de uma década. Entretanto, com a criação da Associação Portuguesa de Seguradores, a revista passa a estar nas mãos desta associação até 1994, altura em que é comprada pela Activo Humano.


rev182_depoimento02.jpg No ano 2000 celebraram-se os 35 anos da revista ?segurança? com a publicação de depoimentos (v. caixa) de personalidades que, de uma ou de outra maneira, eram consideradas ?sérios intervenientes na problemática da segurança?. Vejamos alguns excertos (retirados do nº 135, Janeiro/Março 2000, da revista ?segurança?):

 

rev182_capa1994.jpg
Capa do primeiro número da revista "segurança" depois da sua compra pela Activo Humano (Janeiro/ Março 1994)

2002 é ano de nova mudança: a revista passa a ter a actual direcção, ganhando periodicidade bimestral, nova imagem e novas rubricas, incluindo agora as temáticas da security, fichas técnicas, dossiês temáticos, casos de sucesso, bem como segurança alimentar, rodoviária e infantil, entre outras, procurando sempre obter trabalhos dos melhores especialistas e fichas técnicas adequadas que funcionem como exemplo de procedimentos e comportamentos seguros e, fundamentalmente, mantendo uma informação actualizada.

No ano seguinte, a ?segurança? marca presença na Assembleia da República, a propósito do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, integrando um painel reservado à Comunicação Social, onde foi discutido o papel dos órgãos de comunicação enquanto intervenientes no processo de alerta e denúncia de casos de insegurança no trabalho. O ano de 2005 e o constante crescimento da revista trouxeram uma mudança decisiva, passando a ?segurança? a ter editora própria, a Petrica Editores, que em 2006 apresentou a sua candidatura ao prémio ?Prevenir mais, viver melhor no trabalho? promovido pelo antigo ISHST.

 

rev182_prevencao.jpg
Parte da primeira folha do Boletim "Prevenção", génese da revista "segurança"

Entre cartas, e-mails e trocas de impressões com os nossos assinantes e colaboradores (seja na redacção, seja aquando de alguma feira ou seminário), recebemos não raras vezes mensagens de apreço pelo nosso trabalho que, para além de nos encherem de orgulho, nos motivam a fazer sempre melhor ? pelos nossos leitores e pela temática da segurança. Ficamos felizes quer pelos anónimos comentários de parabéns deixados na nossa caixa de e-mail, quer pelo comentário, enviado por carta em 2003, de um leitor identificado que afirma: ?(?) tive contacto com a vossa revista, e desde já dou-lhe os meus PARABÉNS! Pelo que percebi tem vindo a fazer um esforço de abranger todas as áreas da segurança, o que é bastante importante e positivo. No entanto, em Portugal, criam-se com alguma facilidade ?líderes de opinião? que, com o tempo tornam-se, ou já o são, bastante teóricos, esquecendo-se assim as questões práticas em termos ocupacionais (?)?. Há também situações em que o leitor, entusiasmado com a revista, a recomenda por e-mail aos seus colegas (enviando uma cópia para nós), como foi o caso deste leitor, identificado, em 2004: ?(?) recentemente fiz a inscrição numa revista que me parece de grande interesse: revista ?segurança?. A anuidade (para 6 números) é de 27?, IVA incluído! E os artigos são de valor acrescentado! (?)?.  Um outro leitor identificado exprimiu, em 2004, a sua ansiedade: ?(..) aproveitava para pedir à revista ?segurança? que mudassem a sua periodicidade para mensal (Esperar dois meses pelo próximo número é angustiante!)?.

rev182_pubsagres.jpg
Publicidade do segundo número da revista (Abril de 1965)
O crescimento de uma revista não se fez sentir apenas em temos de apresentação, resposta e conteúdos, mas também, e intimamente ligado a esse crescimento, de número de assinantes que, sempre em crescendo, ronda hoje os 3 mil, acompanhado de um aumento de volume de negócios também em publicidade. 
Apesar das mudanças de ?casa?, de ?roupa? e de formato, foi sempre preocupação da revista ?segurança? chegar a todas as personagens envolvidas na área da SHST. É nesse âmbito que promovemos e apoiamos eventos, disponibilizamos serviços aos nossos leitores e assinantes, estabelecemos parcerias e aceitamos novos desafios.

Ao longo dos anos temos estado presentes em eventos de vários tipos (tanto a nível nacional como internacional), quer na qualidade de entidade patrocinadora, quer através da presença com stands, quer na organização de conferências e seminários. Periodicamente, promovemos encontros que possibilitem aos interessados na temática SHST o diálogo e a partilha de informação entre técnicos, formadores, entidades oficiais, empresas e trabalhadores.

rev182_depoimento03.jpg

rev182_depoimento04.jpg
rev182_depoimento05.jpg

É também nossa preocupação proporcionar aos nossos leitores o acesso a bibliografia técnica, a preços reduzidos, motivo pelo qual promovemos acordos com várias editoras.

Noutra vertente, há muito que a revista ?segurança? tem mantido uma boa parceria com instâncias superiores e associações ligadas à SHST, parceria essa visível, por exemplo, nos patrocínios e nas páginas institucionais dos já extintos IDICT, ISHST e IGT, bem como dos actuais ACT, AESIRF, APSEI, APSI e OIT. Temos ainda o imenso prazer de afirmar que temos tido o apoio destas mesmas entidades que, por um lado, nos proporcionam as informações adequadas para que possamos dar aos nossos leitores as notícias vindas das entidades que tutelam o sector e, por outro, ao darmos voz às associações, estas transmitem as preocupações dos seus associados, divulgam os seus projectos futuros e as suas inovações, permitindo uma informação adequada e atempada aos nossos leitores.         

Acreditamos que os novos desafios são um dos pilares do crescimento contínuo. Por isso, em 2007, a Petrica Editores abraçou o projecto de uma nova revista, a ?Segurança Privada ? revista profissional de gestão e técnica de segurança?, e temos o prazer de anunciar que vamos, ainda em 2008, lançar  a ?Segurança em Protecção Civil ? revista de planeamento e gestão de emergência?. Ainda este ano, a Petrica Editores irá também começar a dar formação na área da SHST, segurança privada e protecção civil.

rev182_equipa.jpg
Os rostos mais visíveis da actual equipa da revista ?segurança?
Tem sido um prazer e uma honra contar com a presença e o apoio dos nossos leitores e colaboradores. Estamos certos de que, no início de mais um ano e de mais desafios, iremos poder continuar a contar convosco e com quem se quiser juntar a nós na aposta da informação, formação e divulgação, já não apenas na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, mas também nas áreas da security, protecção civil, gestão de segurança e emergência. Obrigado!
Actualizado em ( 09-Mar-2008 )