CIS2014
A nossa História

A revista "segurança" nasceu em Janeiro de 1965, pelas mãos do Dr. Henrique Salgado, no Grémio dos Seguradores, dependendo directamente do Centro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (o primeiro serviço em Portugal, criado pela actividade seguradora para área da segurança).

Foi, mais tarde, propriedade do Instituto Nacional de Seguros, da Associação Portuguesa de Seguradores e, de 1994 a 2003 a Activo Humano - Consultores Associados, Lda, foi sua proprietária e editora.
 
Esta publicação passou então a partir de 2004 a ter como proprietária e editora a empresa PETRICA Editores, Lda 

Ao longo da sua existência, a "segurança" tem pugnado pela sensibilização de todos quanto à necessidade de terem comportamentos seguros em todas as actividades que desenvolvam quer a nível profissional quer pessoal.

Devido ao interesse manifestado pelos nossos leitores e à necessidade de uma maior divulgação dos temas ligados à segurança, em 2002, a revista "segurança" passou de trimestral a bimestral.

Simultaneamente, com o propósito de dar a todos os leitores uma informação mais completa e actualizada, o leque de temas abordados tem sido alargado com a criação de novas rubricas como "Saúde", "Security", "Segurança Informática", "Segurança Alimentar" e, mais recentemente, temáticas na área da "Segurança na Agricultura", "Radiacções", etc.

Temos parcerias com entidades oficiais , tais como: ACT, AESIRF, APEMT, APSI, OIT,  entre outras

Paralelamente à edição da revista, são promovidos, periodicamente, encontros, com a presença de entidades prestigiadas, que possibilitam aos técnicos e a todos os interessados a reflexão, formação e informação sobre safety e security.

Visto tratar-se de uma publicação de interesse geral, um dos objectivos da "segurança" passa por chegar ao maior nível de pessoas, de modo a que seja lida não só por quem comanda mas pelos próprios actores que estão no terreno, os trabalhadores. Um trabalhador previdente será consequentemente um trabalhador produtivo, mais feliz e mais realizado.

A "segurança" está permanentemente aberta e receptiva a ouvir e transmitir todos os temas que permitam melhorar as condições de segurança no nosso país, já que os seus desafios futuros passam por continuar a divulgar informações, preocupações e soluções para uma vida segura e com qualidade.

 
Sicur 2014